Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Projeto: LER, SONHAR E TRANSFORMAR.

RESPONSÁVEIS: Todos os funcionários. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: 1º ao 5º Ano de Escolaridade e PROETI. PERÍODO DE EXECUÇÃO: 2º semestre, de agosto a dezembro de 2012. APRESENTAÇÃO A escola esta inserida em um bairro de periferia e a clientela é carente de conhecimento e afeto e os professores buscam, com o projeto Ler Sonhar e Transformar possibilitar aos alunos momentos de prazer para despertar o gosto pela leitura, sentimentos ao livro e a conscientização pelo hábito da leitura. JUSTIFICATIVA: Utilizar a leitura de diferentes textos e o computador como forma de estímulo na aprendizagem e o gosto pela leitura. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Paulo Freire acreditava que o educador deve se comportar como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão ( Pellegrini, 2001,p.22). Através do incentivo a leitura e ao mesmo tempo inserindo a tecnologia para provoca-lo de várias maneiras para que seja preparado para realmente ler o mundo e poder transformar a sua realidade. Para Piaget á a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca (Pellegrini, 2001, p.24). OBJETIVO GERAL: Este projeto visa mostrar necessidade da leitura e ampliar o ato de ler dos discentes para que possam compreender a sociedade em que vive. OBJETIVOS ESPECIFICOS: •Valorizar a leitura como fonte de informação; •Reconhecer a importância da informática como um meio de integração cultural e social; •Provocar o gosto pela leitura; •Desenvolver espirito crítico e criativo; •Reconhecer nos textos como via de aproximação entre seres humanos diferentes, com suas diferenças sociais e sua multiplicidade cultural. METAS: Ao final do projeto 70% dos alunos deverão ser capazes: Entender e saber usar a tecnologia adotando atitudes de cooperação; Ler interpretar de forma critica e criativa. METODOLOGIA: Utilização do computador para digitar textos; Navegar na internet para fazer pesquisas de biografias e histórias; Utilização de Literatura Infantil e diferentes tipos de textos; Proporcionar espaço e livros para os alunos possam ler fora da sala de aula; Explorar o teatro e a internet; Postar sobre as leituras no blog; Intercambio entre os alunos através da internet: blog, facebook. RECURSOS: Professores, supervisora, coordenadora, bibliotecária, secretaria da escola, computadores, internet, textos variados, livros de Literatura Infantil, gibis, revistas, carrinho de supermercado/carrinho de mão. ESTRATÉGIAS: Visitar bibliotecas; Debates; Dramatizações; Conversas com o autor do livro; Montar um mural com historias; Visitar os sites para conhecer outras histórias; Fazer o intercâmbio com outros alunos através da internet; Postar no blog e no facebook da escola; Leitura coletiva e individual; Campeonatos de leituras; Digitação de historias para a construção de um livro. AVALIAÇÃO DO PROJETO: Através da participação e o interesse dos discentes na leitura e informática. REFERÊNCIA: PELLEGRINI, Denise. Aprenda com eles e ensine melhor (artigo). Revista Nova Escola, São Paulo: v.139, p.19-25, janeiro/fevereiro. 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário