domingo, 9 de dezembro de 2012
Projeto: LER, SONHAR E TRANSFORMAR.
RESPONSÁVEIS:
Todos os funcionários.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
1º ao 5º Ano de Escolaridade e PROETI.
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
2º semestre, de agosto a dezembro de 2012.
APRESENTAÇÃO
A escola esta inserida em um bairro de periferia e a clientela é carente de conhecimento e afeto e os professores buscam, com o projeto Ler Sonhar e Transformar possibilitar aos alunos momentos de prazer para despertar o gosto pela leitura, sentimentos ao livro e a conscientização pelo hábito da leitura.
JUSTIFICATIVA:
Utilizar a leitura de diferentes textos e o computador como forma de estímulo na aprendizagem e o gosto pela leitura.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Paulo Freire acreditava que o educador deve se comportar como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão ( Pellegrini, 2001,p.22).
Através do incentivo a leitura e ao mesmo tempo inserindo a tecnologia para provoca-lo de várias maneiras para que seja preparado para realmente ler o mundo e poder transformar a sua realidade.
Para Piaget á a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca (Pellegrini, 2001, p.24).
OBJETIVO GERAL:
Este projeto visa mostrar necessidade da leitura e ampliar o ato de ler dos discentes para que possam compreender a sociedade em que vive.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
•Valorizar a leitura como fonte de informação;
•Reconhecer a importância da informática como um meio de integração cultural e social;
•Provocar o gosto pela leitura;
•Desenvolver espirito crítico e criativo;
•Reconhecer nos textos como via de aproximação entre seres humanos diferentes, com suas diferenças sociais e sua multiplicidade cultural.
METAS:
Ao final do projeto 70% dos alunos deverão ser capazes:
Entender e saber usar a tecnologia adotando atitudes de cooperação;
Ler interpretar de forma critica e criativa.
METODOLOGIA:
Utilização do computador para digitar textos;
Navegar na internet para fazer pesquisas de biografias e histórias;
Utilização de Literatura Infantil e diferentes tipos de textos;
Proporcionar espaço e livros para os alunos possam ler fora da sala de aula;
Explorar o teatro e a internet;
Postar sobre as leituras no blog;
Intercambio entre os alunos através da internet: blog, facebook.
RECURSOS:
Professores, supervisora, coordenadora, bibliotecária, secretaria da escola,
computadores, internet, textos variados, livros de Literatura Infantil, gibis, revistas, carrinho de supermercado/carrinho de mão.
ESTRATÉGIAS:
Visitar bibliotecas;
Debates;
Dramatizações;
Conversas com o autor do livro;
Montar um mural com historias;
Visitar os sites para conhecer outras histórias;
Fazer o intercâmbio com outros alunos através da internet;
Postar no blog e no facebook da escola;
Leitura coletiva e individual;
Campeonatos de leituras;
Digitação de historias para a construção de um livro.
AVALIAÇÃO DO PROJETO:
Através da participação e o interesse dos discentes na leitura e informática.
REFERÊNCIA:
PELLEGRINI, Denise. Aprenda com eles e ensine melhor (artigo). Revista Nova Escola, São Paulo: v.139, p.19-25, janeiro/fevereiro. 2001.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário